Formação

 

Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Otorrinolaringologia pela mesma instituição, atestado pelo MEC. Título de especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (ABORL).Fellowship concluído em Otoneurologia pelo departamento de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP). Atualmente doutorando pela FM-USP, com projeto em tonturas de origem cervicogênica.

 

 

Produção bibliográfica

 

 

Artigo completo publicado em periódico

 

1. BITTAR, ROSELI; ALVES, NÉDISON; BERTOLDO, CÉSAR; BRUGNERA, CIBELE; OITICICA, JEANNE. Efficacy of Carbon Microcoils in Relieving Cervicogenic Dizziness. International Archives of Otorhinolaryngology. , v.21, p.4 - 7, 2016. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5205517/pdf/10-1055-s-0036-1592418.pdf

 

 

Matéria publicada em site

 

 

1. Vertigem aguda: importância do hints  <http://otoneurologia.org.br/?p=390>

 

 

Participação em congressos

 

1. Participou do evento "47° Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial", realizado de 01 a 04 de novembro de 2017, no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul), em Florianópolis/SC, na qualidade de "Secretário" na atividade "Mesa-redonda - Otoneurologia - Síndrome Vestibular Aguda na Emergência: conduta diagnóstica e terapêutica".

 

2. Palestrante do 16º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia sobre o tema “Paroxismia Vestibular” realizado em São Paulo - SP, no período de 31/08/2017 até 02/09/2017.

 

3. Palestrante do 15º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia realizado em Campos do Jordão - SP, do "Painel : A Tontura em Alguns Grupos Especiais – o Que Devemos Ficar Alerta? ", com o tema: " Pacientes com Cervicalgia ", no período de 18/08/2016 até 20/08/2016.

 

4. Palestrante do 14º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia realizado nos dias 13 a 15 de Agosto de 2015 em São Paulo – SP da(o) Painel, "As Quatros Grandes Síndromes na Otoneurologia: o Que Há de Mais Novo?" com a aula "Síndromes Cervicais Proprioceptivas".

 

5. Palestrante no III Combined Meeting e Four Otology 2018. Hands-On de Otoneurologia: Bed-side tests.

 

6. Palestrante no evento "XXVIII Congresso Brasileiro de Neurologia", realizado de 11 a 14 de outubro de 2018, no Transamerica Expo Center, em São Paulo/SP, na atividade sobre vertigem cervical "Prós e Contras - Neurologia Geral 1" .

 

7. Palestrante no 18º Congresso da FORL, realizado entre os dias 29 a 31 de agosto de 2019, em painel "Doenças Otoneurológicas relacionadas ao Glúten".

 

8. Palestrante no 49º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia, realizado entre os dias 30/10  a 02/11 de 2019 em mesa interativa intitulada: Síndrome Somatopsíquicas.

 

9. Palestrante no Hearing and Balance de 10 a 12 de fevereiro de 2020, com painel sobre "Tontura de origem cervical proprioceptiva".

Capítulo de livro publicado

                                                                                                

1. OITICICA, JEANNE; BITTAR, ROSELI; BERTOLDO, CÉSAR. Surdez Súbita. In: Manual de Residência em Otorrinolaringologia. Barueri: Manole, 2017, v.1. p. 223-47.

 

 

 

 

 

Fórum

 

1. Participação no I Fórum Brasileiro de Otoneurologia da ABORL-CCF - Definições e Terapias Baseadas em Evidências. Capítulo sobre Reabilitação Vestibular com substituição Vibrotátil.

 

 

Estágio

 

1. Em 2018 estágio no hospital Santa Maria em Lisboa - Portugal, com o renomado Dr. Leonel Luís, referência mundial em Otoneurologia.

Captura de Tela 2018-07-26 às 18.20.21.png

O Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), integra dois importantes estabelecimentos universitários de referência do Serviço Nacional de Saúde português, o Hospital de Santa Maria e o Hospital de Pulido Valente. Com um orçamento anual de  420 milhões de euros,  sua missão é prestar cuidados de saúde ao cidadão, no contexto  de um estabelecimento hospitalar público, geral, central e diferenciado em tecnologias e saberes.

 

Inserido neste complexo,  o departamento de Otorrinolaringologia do Hospital Santa Maria realiza atendimento emergencial especializado e conta com enfermaria, centro cirúrgico e ambulatório integrados.  O diretor do serviço é o Dr. Leonel Luís, membro da Associação Portuguesa de Otoneurologia.

 

Neste cenário, o setor de Otoneurologia tem papel de destaque no departamento e dispõe de  um moderno aparato tecnológico para auxílio no diagnóstico das diversas patologias desta sub-especialidade,  incluindo vídeo Frenzel, vídeo Head Impulse Test,  videonistagmografia com prova calórica, cadeira rotatória, oVEMP, cVEMP e testes audiológicos.

 

Durante 3 semanas entre os meses de Junho e Julho de 2018,  realizei estágio observacional no setor de Otoneurologia e constatei o caráter objetivo na avaliação dos pacientes, em busca de qualquer sinal de disfunção labiríntica ao exame físico e/ou com o auxílio de testes diagnósticos, que associados a uma história clínica minuciosa, permitem o correto diagnóstico e tratamento.

 

 Além  das consultas ambulatoriais para as quais são referenciados os pacientes advindos da atenção básica com queixas pertinentes à área, os casos emergenciais também são discutidos em reunião da equipe, coordenada pelo Dr. Leonel Luís, com a presença de residentes e de médicos especialistas do serviço, tornando a avaliação destes pacientes possível e completa em todos os níveis.

 

Quando há indicação médica, a reabilitação vestibular, coordenada pela fisioterapeuta Teresa Benzinho, tem grande importância, seja na realização de um programa preventivo de quedas, naqueles pacientes que possuem quadros sub-agudos ou crônicos limitantes (hiporreflexos ou arreflexos), seja na análise e tratamento precoce de pacientes em fase aguda,  especialmente no que tange ao uso da cadeira rotatória em baixa ou alta frequência e suas corretas indicações.

 

Retorno ao Brasil com as novidades assimiladas e mais uma vez reforçando o objetivo de, cada vez mais, oferecer ao paciente a melhor abordagem possível.

 

2. Estágio em Janeiro de 2020 na Universidade Federal de Minas Gerais com a equipe da Dra. Denise Utsch com ênfase no estudo do Potencial Evocado Miogênico Vestibular - VEMP, com estímulo galvânico.

 

Experiência incrível de apredizagem no diagnóstico e tratamento de pacientes com alterações das respostas vestibulo-espinais, especialmente nos pacientes com infecção pelo HTLV (retrovírus da mesma família do HIV), que em alguns casos pode evoluir com  desequilíbrio e fraqueza muscular progressivos.

 

UFMG.jpg

Encontro

 

Imersão em novas tendências, tecnologia e aprimoramento dos estudos de equilíbrio com Dr. Kamran Barin (Ph.D. Assistent Professor Emeritus, Departament of Otolaryngology Head and Neck Surgery, The Ohio State University).

 

Barin.jpeg

Cursos

 

1- International Meeting with the Dizziness Experts - Clinica Zuma e Maia - 24 e 25 de novembro de 2018 - Porto Alegre 

Curso Zuma 1.jpeg

MD Raymond Van Berg foi um dos palestrantes internacionais convidados para o curso em Porto Alegre. Ele tem projeto de PhD em Implante vestibular com o Prof. Dr. H. Kingma, grande expoente da otoneurologia mundial, e Prof. Dr. R. Stokroos. Atualmente, atua no Centro Médico da Universidade de Maastricht - Holanda, com especial interesse em desordens vestibulares.

 

2- XIII curso de Otoneurologia Básica - Princípios e Práticas - 25 a 26 de março de 2019 

Curso.jpeg

Equipe Otoneurologia Usp 2019 - São Paulo

 

3- Curso "Examing dizzi patient"com Dusan Pavlovic do Hearing and Balance Center Belgrade em 19/02/2020.

3- Curso "Examing dizzy patient" com Dusan Pavlovic do Hearing and Balance Center Belgrade. São Paulo, 19/02/2020.

Dusan.jpeg

Curso com Dusan Pavlovic 2020

 

Oficinas

 

1- Oficina: Introdução ao video head impulse test - vHIT, com o professor Ph. D. Kamran Barin, do Departamento de Otorrinolaringologia, da Ohio University, em 10/02/2020.

Prêmios

 

1- Prêmio de melhores trabalhos do 49º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, pelo estudo intitulado "CLINICAL CHARACTERISTICS OF PATIENTS WITH PROPRIOCEPTIVE CERVICAL VERTIGO", entre 30/10 e 02/11 de 2019.

 

Prêmio.jpeg